Atravessar a linha férrea em Paciência, desde 1998, é prático e seguro, pois existe um viaduto próximo ao centro do bairro. Mas nem sempre foi assim, pois antes da construção a travessia era feita através da passagem de nível existente junto à estação ferroviária de Paciência. Esta passagem funcionou de 1897 até 1978, isto é, 81 anos de existência, e nela diversos acidentes aconteceram.
Em 1978 é inaugurada a nova estação de Paciência, e com isso ocorre o fechamento da passagem de nível (cancela) que ali existia. E, em vez de construir um viaduto, fizeram uma nova passagem de nível, desta vez próximo ao Grêmio de Paciência.
Infelizmente os acidentes continuaram. Não existe um morador antigo da Mata da Paciência que não se lembre de um acidente nessas cancelas. Em 1998, finalmente, surge o viaduto e consequentemente o fim dos desastres. Aliás esse moderno viaduto continua sem nome! A CAMEMPA (Casa da Memória Paciente) sugeriu há DOIS ANOS o nome "Viaduto Mata da Paciência"! Será que terá sucesso?
Por Guaraci Rosa (professor e historiador)
Revisão de texto - Professor Isra Toledo
Foto - Passagem de nível, próxima ao Grêmio de Paciência
Jornal O Fluminense - Data - Outubro de 1978
Compartilhado da página Santa Paciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário